Método Co.R.Po

CO.R.PO.

CONSCIÊNCIA RESPIRATÓRIA POSTURAL

Treinamento de qualidade de vida para o desenvolvimento dos corpos físico, mental e emocional numa transformação da pessoa pela conquista da saúde.

PARA CADA PRATICANTE, NO SEU DEVIDO RITMO E TEMPO.

O Método Co.R.Po foi desenvolvido para cada praticante, no seu devido ritmo e tempo, alcançar a unicidade Mente e Corpo. No processo conquista-se postura eficiente, respiração livre, força e equilíbrio.

Sendo método com forte influência japonesa, cultiva o Ki – energia -, base do sucesso em treinamentos meditativos, artes marciais e técnicas terapêuticas.

Origem

 

 

Desenvolver uma vida saudável

Método Co.R.Po. é um método contemporâneo de desenvolver uma vida saudável baseado em processos de treinamento tradicionais da cultura oriental. Wilson Sagae desenvolveu o Método Co.R.Po. depois de muitos anos de estudos de outras metodologias. Dois métodos tradicionais japoneses de desenvolvimento do Ki – energia vital – fundamentam o Método Co.R.Po.:

– Nishino-Ryu Kokyuho, criado por Kozo Nishino

– Shinshin Toitsudo, criado por Koichi Tohei

O primeiro é um dos mais estudados no Japão, tendo estabelecido e comprovado a eficácia da prática de exercícios de Ki em diversas patologias, incluindo câncer; o segundo tem estudos certificados pelo governo japonês em um local tido como a única instituição – Ki no Kenkyukai – autorizada a ensinar os princípios do Ki.

 

Treinamento e Práticas

 

Energia é entendida como movimento

Energia

Quando você chuta, arremessa, rebate com sua raquete, a atinge com seu taco de golfe, você coloca energia nessa bola. Bons praticantes sabem que para os melhor resultado deve-se seguir com os olhos e com os movimentos do corpo a bola em movimento, até que essa bola estacione ou atinja seu objetivo, esgotando a energia aplicada. A responsabilidade com a energia que se coloca garante melhores resultados. Isso vale para inanimados, vale para seres vivos.

Para o Método Co.R.Po., energia é entendida como movimento: dela sendo feito bom uso resulta um viver saudável e equilibrado. Para o Método Co.R.Po., energia é o mesmo que na Física: capacidade de realizar trabalho – criar, planejar, desenvolver, aplicar e aproveitar os resultados de nossas conquistas. Bem administrar o uso da energia é fundamental na continuidade do processo da busca pessoal e nos relacionamentos.

 

Unicidade com o todo

No Oriente, a unicidade mente-corpo é a base para o entendimento do movimento espiritualizado (em unicidade com o todo). Como o monge, o samurai, o homem comum na cerimônia do chá,  o Método Co.R.Po. cultiva a unicidade por meio de metodologia asceta, porém livre de misticismos e ainda assim plena de espiritualidade.

 

 Prática

O Método Co.R.Po. serve como método de base e aperfeiçoamento de outros processos de cultivo pessoal mente e corpo. Yoga, Artes Marciais, artes em geral, processos terapêuticos além de práticas diversas de educação somática são fortalecidas, enquanto indivíduos sem background específico encontram um contraponto sólido na didática ocidental e na conceitualização oriental. Todas as atividades seguem condições de aprendizado, verificação, treino e aperfeiçoamento.

Metodologia de Aulas

O Método Co.R.Po. tem uma metodologia de ensino direta e objetiva que facilita a compreensão dos conceitos utilizados. As práticas seguem processos lógicos nos quais o que é feito em um primeiro momento serve de base para o que virá a seguir.