Critérios de Exame

Classificação de Aikido

Níveis de kyu: São os níveis de início da compreensão do Aikido. Há seis níveis de kyu: 6º kyu, sendo o mais baixo e 1º kyu sendo o mais alto

Níveis de Dan (Faixa preta): são os níveis altos de entendimento de Aikido. Dan significa passo, sendo Shodan o primeiro passo, Nidan o segundo, Sandan o terceiro, Yondan, e assim por diante. Há 10 níveis no Aikido

Classificação de Ki

Níveis de kyu: São os níveis de início da compreensão de Ki.

Existem três níveis de kyu: Shokyu, Chukyu e Jokyu.

Níveis de Dan: Existem níveis entendimento de Ki.

Existem três níveis de Dan: Shoden, Chuden e Okuden

Instrutores

Existem três níveis de instrutores em Ki Society International. Eles são professor assistente, professor associado; Professor universitário. Alguns instrutores sênior são certificados por Ki Society International para serem qualificados como examinadores.

Critérios para exame

As informações a seguir ajudarão você a entender a ideia por trás dos exames

Eticamente seria impróprio pedir para ser classificado para o exame – o instrutor mantém o olho aberto ao seu progresso e vai convida-lo ao seu exame de grau quando você se encontrar pronto com o exigências.

A razão de você fazer o exame é para mostrar que você pode executar a prova com confiança, estendendo Ki na frente de seus colegas. Aprender a fazer só impulsionará sua confiança e assertividade na sua vida diária.

Às vezes os alunos são relutantes em grau, preferindo simplesmente treinar. E na realidade, a preparação de uma classificação é mais importante do que o classificação própria. Para alcançar um nível específico de competência em um número de técnicas e consolidar seu progresso no Aikido. É importante concluir o processo, consolidando sua classificação passo a passo, kyu a kyu, para que você possa integrar a experiência e tirar o máximo proveito do seu treinamento.

Os exames de Ki mostram claramente sua compreensão dos quatro princípios básicos de Ki:

Concentrar no ponto um

Relaxar Completamente

Manter o peso embaixo

Expandir Ki

 

E os exames de kyu mostram quão bem você consegue misturar esse entendimento com as técnicas marciais

Os certificados de cada grau de Ki e faixa preta são enviados do Japão. Essa certificação significa que seu nível é reconhecida internacionalmente. Cada estudante ao se afiliar, irá receber um cartão com seu número de membro. Isso é importante porque que somos reconhecidos Internacionalmente.

Requisitos mínimos de tempo

Abaixo mostramos as exigências mínimas de formação antes que você possa ser considerado para pronto para aos exames e classificação. O número de aulas pode variar ligeiramente entre dojos. Depois que você conquistar Shodan, seu progresso é medido em anos de dedicado e formação, em vez do número de aulas que você comparece.

Em cada caso, existe um requisito mínimo listado, porém relembramos; eticamente é impróprio pedir para fazer um exame – o instrutor é quem convida para seu exame quando você se encontra pronto com o exigências. Pois os critérios vão além do tempo mínimo requerido.

Exame

Untitled-1

Como se preparar:

  1. Selecionar um parceiro para ajudá-lo a se preparar. Como regra geral, seu parceiro deve ser um rank ou dois acima do seu próprio.

  2. Que seu parceiro tenha o compromisso a e a responsabilidade de ajudá-lo em todos os sentidos para prepará-lo para a sua classificação. Ajudar você com a compreensão de cada técnica necessária e com o processo de etiqueta.

  3. Lembre-se de que o examinador pode mudar seu uke durante o exame.

  4. Demonstre seu ukemi (rolamento) a um nível apropriado para o kyu testado.

Quando você quiser mudar um nível, kyu, o instrutor irá também irá observar suas atitudes pessoais;

  1. Atitude – humildade, cortesia e respeito a todos os seres vivos.

  2. Espírito – sobrevivência, vitalidade e uma vontade de desenvolver e fomentar o crescimento.

  3. Interação – vontade e disponibilidade para treinar com os outros

E também irá observar o seu conteúdo técnico;

  1. Conhecimento – sua compreensão sobre como a técnica funciona (forma e princípio) – para o seu nível

  2. Proeficiência – mostrando como o técnica é eficiênte

  3. Vitalidade – resistência física e mental com o condicionamento adequado para o seu nível

  4. Ser Ukemi – saber rolar ou realizar quedas com as mesmas habilidades e nível com que arremessa

Sobre o exame de Aikido

Um exame de Aikido é uma exigência para todos aqueles que desejam uma classificação de Shodan, Nidan e Sandan. O exame deve mostrar qual o impacto que o treinamento de Aikido tem tido sobre sua vida e o que você imagina fazer com ele no futuro. Todos os exames apresentados são mantidos em confiança, entre Sensei e o aluno.

O exame fornece a oportunidade de refletir sobre onde você foi e onde você está indo na arte do Aikido. É um ponto de referência para o qual você pode observar no futuro, anos, a fim de refletir sobre seu progresso – para descobrir sua própria viagem.

Ao longo dos anos, foram apresentados muitos estilos diferentes de exames. Todos são únicos, especiais em sua própria maneira. Muitos são criativos e engenhosos. Alguns exames têm sido com uma pintura, uma carta para um amigo, um roteiro para introduzir a arte para iniciantes e assim por diante. Algumas pessoas registram seus exames com histórias, alguns usam fotos, alguns ainda são escritos em papel de arroz. Use a sua imaginação, mas mais importante, grave no seu coração.

Ao Uke e ao Nage – de forma geral

Ao uke é responsabilidade garantir que as armas estão sempre prontamente disponíveis para nage. Todos os alunos sobre o tatame devem estar sentados em seiza no início e no final de cada exame. Qualquer aluno participando de um exame deve permanecer até que todos as provas sejam concluídas a menos que tenham sido tomadas considerações anteriores com o Sensei.

Para finalizar, um breve conto…

Um jovem rapaz viajou por todo Japão até o dojo de um grande espadachim. Quando ele chegou foi-lhe dada uma audiência com o fundador, que ficou impressionado com o menino que tinha feito uma viagem tão longa.

O que você quer de mim? O mestre pediu.

Quero ser seu aluno e me tornar o melhor espadachim da terra, “respondeu o rapaz.

Quanto tempo eu devo estudar?

Dez anos pelo menos,respondeu o mestre.

Dez anos é muito tempo. O que acontece se eu estudar duas vezes tão duramente como todos os outros alunos?

Vinte anos, respondeu o mestre.

Vinte! E se eu praticar incansavelmente, dia e noite, com todos os meus esforços?

Trinta anos, respondeu o mestre.

Como é que cada vez que eu digo que eu irei trabalhar mais duramente, você me diz que levará mais tempo? Perguntou o aluno, bastante confuso até agora.

A resposta é clara, disse o mestre.

Quando há um olho fixado ao seu destino, há apenas um olho com o qual deseja encontrar o caminho”.

Captura de Tela 2014-09-24 as 15.21.04

A maestria do Aikido é uma jornada, não um destino.