O Aprendizado

Sobre aprendizado, etiqueta e treinamento.

Se você não tiver certeza do que fazer numa determinada situação, pergunte a um estudante sênior/avançado.

Por favor, não se sinta ressentido se você for corrigido em um ponto sobre etiqueta. Aikido não é uma religião, mas a educação é parte do refinamento do Espírito. Não ser-lhe-á pedido para aderir a qualquer doutrina religiosa, apenas para manter-se espiritualmente aberto.

Quando se curva, não é uma forma religiosa, mas um sinal de respeito, para com você e com o mesmo espírito de inteligência criativa Universal que está dentro de todos nós.

Não há nenhuma maneira certa ou errada no Aikido. Se um movimento obedece as leis físicas do universo está correto. Ao seguir estas leis, você está seguindo o caminho (a vontade) do universo. Por isso aikido não é técnica de treinamento. É formação de sabedoria.

Não há nenhum kata individual em Aikido, o Aiki é a harmonia dos relacionamentos. No tatame de Aikido você vai encontrar pessoas de diferentes origens sociais e status, diferentes culturas e línguas, diferentes filosofias políticas e religiosas. Eles estão juntos, não para competir, não para testar suas próprias idéias sobre outra pessoa, mas para aprender a escutar uns aos outros e se comunicar através de Aikido.

No tatame não podemos esconder nosso verdadeiro eu, mostramos nossas fraquezas, bem como nossos pontos fortes. Vamos suar juntos, treinar juntos, ajudar uns aos outros e aprendermos a confiar.

No treinamento de aikido você não ganha. Na tentativa de ganhar, você perde.

Se você ver o treinamento como concorrência, você perde. Também perde o seu parceiro de treinamento, todo mundo perde.

Se você ver a vida como competição, você não pode ganhar, porque eventualmente você deve morrer.

Mas se você ver a vida como um processo de criatividade, você nunca vai morrer, porque você é uma parte do processo.

Se você ver o crescimento de seu corpo e sua mente como um prelúdio para o crescimento espiritual, sua força vai durar para sempre.