Uniformes

Kids usam faixas coloridas!

Adultos só brancas, marrom, preta e hakama!

Nível de kyus para kids

BRANCO                6º Kyu – Pureza e potencialfaixas

AMARELO             5º Kyu – Estabilidade e assertividade

LARANJA              4º Kyu – Fluidez e adaptabilidade

VERDE                   3º Kyu – Emoção e sensibilidade

AZUL                      2º Kyu – Prático e criativo

MARROM             1º Kyu – Prático e criativo

PRETO                 Shodan    Consolida todos acima

O Gi (uniforme de treino)

O gi deve sempre estar limpo e pronto para o uso na aulas. Se você ainda não comprou seu gi, você pode vestir uma camiseta branca e uma calça de treino. Ou emprestar um gi do Dojo.

Em muitas escolas o usa das faixas coloridas para adultos não é usual. Os adultos usam só a faixa branca, independente da sua evolução nos exames e técnicas. O grau de evolução dos alunos é pessoal e uma vez que você esta no grupo, pouco a pouco conhecerá as pessoas e seus níveis de entendimento, independente das faixas.

O Hakama

O Hakama é um tipo de saia com calças. É uma peça tradicional do vestuário samurai. Em todo o mundo, as regras que regem os usos do hakama variam do dojo a dojo, ou estilo de arte marcial.

O hakama foi originalmente concebido para proteger um cavaleiro e suas pernas. Couro era difícil de encontrar no Japão, portanto, o pano pesado foi usado em vez disso. Logo após, o samurai desmontado do cavalo, lutava ao lado dos soldados de infantaria, mas persistiram no uso da vestimenta. Porém, existia diferentes estilos de hakama.

O tipo usado hoje pelos “artistas marciais” é o com “pernas” e sete-pregas, vestido por estudantes avançados. Cada dobra simboliza uma das sete virtudes do budo. Estudantes seniores devem visar refinar essas virtudes.

Yuki
coragem, bravura

Jin
benevolência, caridade

Gi
justiça, integridade

Rei
etiqueta, cortesia

Makoto
sinceridade, honestidade

Chugi
lealdade, fidelidade

Meiyo
honra, dignidade

Em muitas escolas, somente os faixas pretas usavam hakama, em outras todos usavam. Em alguns lugares as mulheres podem começar a usá-lo mais cedo do que os homens, desde o primeiro dia.

Se você tiver o privilégio de usar um hakama, você deve aprender como dobrar, vestir e cuidar adequadamente. Se seu hakama mostra sinais de desgaste (joelhos são os primeiros a aparecer) faça planos para comprar um novo. Use o Gi completo, limpo, sem calças desgastadas por baixo, ou seja, sem cortes ou buracos nos joelhos.

Como dobrar o Hakama

Muito antes de você começar a usar o seu próprio hakama, você deve aprender a dobrar um hakama. Uma das melhores maneiras de aprender a fazer isso é dobrar o hakama do seu sensei.

A etiqueta correta, presupõe que seu sensei nunca deve ter que dobrar seu próprio hakama. Assim, esta tarefa deve ser distribuida entre os alunos para que você começe a aprender esta habilidade. Os estudantes avançados que estão vestindo seu hakama, devem não apenas saber como dobrar e usá-lo, mas também estar ciente das virtudes que ele representa e aprender a aplicá-las em suas vidas diárias.

O processo final de dobrar o hakama, quando as duas tiras maiores são dobradas e é preciso formar o “laço” representa este caminho de virtudes

1. Você dá a volta no mundo. (figuras 10 – 13).

2. Você dá a volta em si mesmo. (figuras 11 –  14).

3. E segue o caminho correto. (figuras 12 – 15).

 

Captura de Tela 2014-09-18 as 19.38.23
Captura de Tela 2014-09-18 as 19.38.44