Rua Orestes Beltrami, 330 - Sala 9 I São Lourenço. Curitiba - PR

shukikan.dojo@gmail.com

A ARTE MARCIAL QUE BUSCA A HARMONIA COM O UNIVERSO

É um estilo do Aikido cujo objetivo vai além de vencer o oponente, mas também adquirir o verdadeiro senso de unificação mente corpo por meio do estudo de que “a mente move o corpo” – princípio do Ki – 氣.

Ki é uma palavra japonesa de difícil tradução. Ela é usada em diferentes expressões para significar “energia”, “espírito” ou “atenção”. Filosoficamente Ki é a energia vital presente no universo a qual equilibrada traz harmonia para a relação Mente Corpo.

Sob um ponto de vista ocidental, o Ki pode ser entendido como um direcionamento mental da energia física sem tensão muscular. Koichi Tohei destaca a importância de desenvolver o Ki tanto para o treinamento do Aikido como para a vida.

O grande valor da prática do Ki Aikido está no desenvolvimento do espírito de não conflito consigo mesmo. Praticantes de Ki-Aikido desenvolvem atitude positiva, respeito, espírito colaborativo, forte atenção no sentido de realizar o melhor além de tornar-se hábeis a acalmar suas mentes, melhorar a concentração e autodisciplina.

A arte do não conflito aplica-se no Dojo tanto no processo de aprendizado de liderar, como no de seguir com responsabilidade. O objetivo é levar esse aprendizado a diversos ambientes: familiar, escolar, trabalho, entre amigos e outros meios sociais.