Aikido Adulto
  • Iniciantes
  • Avançados
  • Antes da Aula
  • Durante a Aula
  • Recomenda-se
  • Respeito

Iniciantes

Chegar a um dojo pela primeira vez pode ser muito assustador. Algumas pessoas demoram anos para criar a coragem de dar os primeiros passos e adentrar. Porém quando isso acontece, todos percebem que é um local liberto de esteriótipos físicos ou preconceito com grupos sociais. Um dojo é um espaço para todos, desde que  venham com a mente aberta e disposto a aprender.

O Ki Aikido ensina seus praticantes a compreender e harmonizar sua energia ao invés de entrar em conflito com ela. Para ser capaz de tal feito, é preciso compreender quem se é, o que fazemos e como podemos fazê-lo. Esta compreensão perfeita pode levar anos, mas para o Ki Aikidoka (praticante de Ki Aikido) é a jornada e não o destino que importa. O Ki Aikido é, enfim, um caminho para a vida.

Não venha para o dojo por capricho. Antes de começar pesquise o estilo da arte, o que você quer conseguir com sua prática, horários, preços etc. Verifique se esse estilo de arte marcial e formação estão em acordo com seus valores, objetivos e com seu estilo de vida. Integrar-se ao grupo é fácil pelo compromisso do Dojo com a segurança e felicidade de todos. Ao verificar a seriedade do Caminho escolhido, muito rapidamente você irá desenvolver um alto nível de compromisso com a sua formação e para com a formação dos demais praticantes.

Sendo você um iniciante busque conhecer a etiqueta do dojo. Isto fará você sentir-se confortável com o ambiente e as pessoas. Ao conhecer e praticar as regras internas do Dojo, você ficará cada vez mais consciente do que se espera de você dentro e fora do tatame, antes e depois do treino. Logo voce não virá ao dojo pensando em simplesmente aparecer, sentar e esperar a aula iniciar. O dojo passará a ser seu também, e voce mostrará esse nobre valor tratando com respeito o local, os tempos de treino, e todos aqueles que o frequentam.

Avançados

Os Ki Aikidokas avançados devem tomar a iniciativa de orientar os novos alunos e fazê-los sentir-se em casa. Mostrar-lhes como vestir o gi, amarrar a faixa e como se curvar para no tatame em atitude de respeito. Como Sempai (praticante mais antigo), esteja pronto para auxiliar os Kohais (alunos mais novos) durante a aula.

Os mais antigos e avançados possuem o privilégio e a responsabilidade de orientar os iniciantes nos seus primeiros dias no dojo e pela vida, buscando sempre oferecer a eles uma  experiência positiva com bondade e paciência. Através dos Sempais, desses “padrinhos irmãos mais velhos”, os novos alunos obtém suas primeiras e mais fortes impressões do Ki Aikido, reconhecem a qualidade do dojo e do verdadeiro caráter necessário aos praticantes. Assim, o Ki Aikidoka aprende a cuidar daqueles que o cercam, desenvolvendo o sentido da compaixão.

Quando o Sempai ajuda com sinceridade, o faz superando a tendência que eventualmente temos de ser demasiado verbal. Pois tempo no tatame é tempo de prática. Falar demais é um erro. Contenha suas palavras, seja breve e direto ao ponto. Embora no mundo ocidental estejamos habituados à aprendizagem através da instrução verbal, no Ki Aikido a aprendizagem se conquista pela vivência.

O Sempai deve permitir que os alunos concluam sua técnica: é frustante se você interrompe constantemente as tentativas dos alunos. Além disso, os Kohais perdem a chance de aprender, o que torna uma técnica eficaz é descobrir por si como funciona. Realizar a técnica com perfeição nas primeiras tentativas é quase impossível.

Assim, quando ajudar um Kohai, fale o mínimo, seja paciente e mostre bondade para com os erros seus e alheios. Deixe que pratiquem e aprendam. Deixe-os experimentar a dificuldade, a alegria e o valor que vem da sua própria descoberta.

Com isso, seu amigo irá apreciá-lo ainda mais vendo que você faz o seu melhor por ele. Mesmo que suas palavras sejam de compreensão, se suas atitudes são falhas, não espere fazer um amigo. Trate seus parceiros como você gostaria de ser tratado para, desse modo, ter mais que sua atenção obrigada, mas seu respeito e amizade também.

Alunos avançados são o melhor exemplo de comportamento, etiqueta, prática, cuidado para com o dojo, aparência pessoal e capacidade de sorrir em atitude positiva para com a existência

Antes da Aula

  1. Chegue cedo para ajudar com tarefas necessárias ao dojo tais como limpar o tatame. Cuide para que, alguns minutos antes do início do treino, você já esteja trocado e aquecido. Há uma área de treino separada para isso.

  1. Sempre que possível, antes do treinos, sente-se em meditação silenciosa. Estes poucos minutos são para livrar a sua mente dos problemas do dia e prepará-lo para o tatame.

  1. Cumprimente o sensei e os demais alunos logo na chegada.

  1. Certifique-se que suas taxas estão pagas antes do início das aulas, se possível. O sensei nunca deve ser constrangido a cobrar o pagamento. Se você não puder pagar pelas aulas, converse com o sensei em busca de uma solução. Sempre há um jeito. Nunca se esqueça: o que você recebe é para ser usado na sua vida, e é inestimável.

  1. O gi (uniforme) deve sempre estar limpos e pronto para o uso na aulas. Se você ainda não comprou seu gi pode vestir uma camiseta branca e uma calça de treino. Também é possível emprestar um gi do próprio Dojo.

  1. Se você chegou atrasado para a aula, troque-se e espere formalmente sentado na entrada do tatame até o Sensei dar permissão para que você possa se juntar ao treino. Sempre cumprimente com educação e cuide para entrar no tatame sem perturbar o ambiente.

Durante a Aula

  1. Não deixe o tatame durante a prática, a menos que você peça e receba a permissão do seu Sensei.

  1. Nunca fique com os braços cruzados mostrando desinteresse. Você deve sempre estar a praticar ou, caso necessário, sentado formalmente aguardando uma oportunidade.

  1. Se por algum motivo for absolutamente necessário fazer uma pergunta ao Sensei, vá até ele (nunca o chame à distância)

  1. Ao receber instruções, sente-se em seiza e observe atentamente. Curve-se formalmente ao Sensei quando ele terminar. Agradecer o ensinamente mostra e cultiva o respeito que um dia você receberá.

  1. Respeite aqueles que são mais experientes e nunca argumente sobre técnicas. Há momentos próprios para resolver dúvidas.

  1. Se você souber o movimento que está sendo estudado, você pode ajudar os iniciantes na técnica, corrigindo e instruindo seu parceiro por meio de seus movimentos. Cultive assim uma atmosfera de seriedade.

  1. Fale o mínimo sobre o tatame. Aikido é treino e experiência.

  1. O tatame deve ser limpo antes e depois da prática da aula, todos os dias e após a prática. É responsabilidade de todos manter o dojo limpo.

  1. Não comer, beber, fumar ou mascar chiclete no tatame. Desligar as luzes após os treinos.

  1. Nenhuma jóia devem ser usada durante os treinos. Segurança para você e seu colega.

  1. Seu parceiro não é um oponente. Técnicas são aprendidas através dele e com ele. Deve ser um prazer ser arremessado. Cada movimento no Aikido ensina os princípios e o espírito do Aikido e deve ser praticado sinceramente.

  1. Ao trocar parceiros durante a aula, você deve cumprimentar o parceiro que você está deixando, bem como seu novo parceiro.

  1. Deve tomar cuidado e estar ciente das possibilidades físicas do seu parceiro para que nenhum dano ocorra.

  1. Ao final da aula, o instrutor e os alunos devem cumprimentar “Shomem”. E em seguida, o instrutor e uns aos outros.

Recomenda-se

  1. Falar a verdade e usar vocabulário respeitoso sobre o tatame.

  2. Não encostar nas paredes.

  3. Não sentar-se com as pernas esticadas.

  4. Não usar jóias ou relógios que possam machucar qualquer pessoa.

  5. Não  mascar chiclete.

  6. Não  usar unhas longas.

  7. Usar uniformes sujos ou rasgados.

Quando ficar de fora da aula, deve-se permanecer em silêncio por respeito ao instrutor e os alunos.

Tenha em mente que o DOJO refere-se não só ao tatame, mas a sua vida. Manter a calma e praticar a cortesia no dojo refere-se a todos os seus momentos.

Respeite os mais antigos

  1. Nos referimos ao instrutor como Sensei durante a aula.

  1. Trate cada instrutor com respeito em todos os momentos.

  1. Nunca compare um instrutor com outro. Cada Sensei tem algo original para oferecer – seu trabalho é descobrí-lo.

  1. Um Sensei de Aikido nunca deve dobrar seu próprio hakama após a aula. Isto é tarefa e uma forma de agradecimento do aluno.