Aikido Kids
  • Ki Aikido Kids
  • O Aprendizado
  • O Compromisso
  • A Atitude
  • A Calma
  • A Concentração

Ki Aikido Kids

Pais, sejam sempre bem vindos!

Você é sempre bem-vindo para se sentar e observar uma aula a qualquer momento, mas algumas regras de etiqueta aplicam-se especialmente aos pais. Durante a aula as crianças estão sob a supervisão direta dos instrutores. Por favor, não entre no tatame para chamar a atenção de sua criança.

Sente-se respeitosamente, e tenha uma boa postura. Não coma exageradamente, beba ou fume enquanto a aula está em andamento. E também não fale em voz alta durante a aula. Cada criança é única. Todos estão em diferentes fases do seu crescimento e desenvolvimento. Não compare seu filho com outras crianças.

Cada criança tem seus próprios desafios. Aikido cria um ambiente que suporta e incentiva cada criança no seu nível. Quando a criança está pronta para se graduar, o sensei irá informar aos pais e à criança que uma classificação vai chegando, e o que será necessário providenciar.

Nossas portas estão sempre abertas para resoluções de conflitos, ou situações extraordinárias. Nossas crianças são nosso maior tesouro, e por elas lutamos a vida. Queremos que seus filhos não interrompam seu treino. Conversem conosco, estamos à disposição.

Por que os pais escolhem o KI AIKIDO para seus filhos?

1) Aikido é uma arte marcial não agressiva.

O que isso significa? Basicamente, que você não vai começar uma briga com Aikido, mas pode terminar uma. O Aikido não incentiva as crianças a agirem como seus súper- heróis dos desenhos, dando socos e chutes em seus amigos, inimigos, irmãos, cães e gatos. As técnicas do Aikido ensinam a aproveitar a força de um atacante, redirecionando esta força contra o próprio atacante. Autodefesa sem ataques.

2) O Aikido ensina as crianças a desenvolver a calma.

Claro, isso não quer dizer que elas ficarão calmas o tempo todo. Mas o Aikido lhes dá essa escolha. Se eles precisam ficar muito tempo sentados na escola, ou concentrar-se na lição de casa, ou se concentrar durante a prática desportiva, o Aikido lhes mostra exatamente como fazer isso. As técnicas e os testes de Ki podem lhes ensinar a acalmar a mente e o corpo. Isso é completamente diferente de manter suas emoções engarrafadas. Com o Aikido, calma é sinônimo de sentir-se bem.

3) O Aikido dá às crianças uma visão positiva do mundo.

A arte ensina que, a fim de criar algo que vale a pena, você deve trabalhar em harmonia com o seu ambiente. Ensina que, se você cria o problema, você vai perder. Mas se sua mente está calma e positiva, você pode fazer algo de bom com o que o universo lhe oferece.

4) O Aikido busca uma abordagem mais leve para a vida.

Nosso Aikido funciona melhor quando você relaxa e se sente leve. Ao aprender isso nos treinos, nossos filhos poderão aplicar isso diretamente às suas vidas como um todo.

5) O Aikido funciona para pessoas de todos os tamanhos.

O Aikido não depende de tamanho, nem peso ou velocidade. Crianças podem até conseguir aplicar muitas das técnicas em adultos. Na verdade, é bastante surpreendente o quanto de energia nossas crianças podem reunir enquanto arremessam adultos!

6) Qualquer um pode ser bom em Aikido.

Aikido não requer talento atlético. A chave para fazer progressos em Aikido é simplesmente ser perseverante e ter uma atitude positiva. Qual a melhor lição que podemos ensinar aos nossos filhos?

O apoio do pai da criança e/ou outro adulto responsável é importante para o sucesso do trabalho. Esse envolvimento ajuda a direcionar e incentivar a criança a usar Ki-Aikido e seus princípios na vida diária.

O Aprendizado

O que as crianças aprendem nas aulas de KI AIKIDO?

Pouco a pouco os pais entendem que o Aikido é caminho de transformação. As aulas são práticas, mas os conceitos de aprendizado desenvolvem o caráter das pessoas e as transformam em indivíduos cada vez melhores. Quando um melhora, todos melhoram. Abaixo, algumas informações sobre este aprendizado.

O Compromisso e a Persistência

No momento que você arruma seu uniforme de treino “o gi” e está no seu caminho para o dojo, começou seu treino para a transformação.

Antes de iniciar a prática do Aikido, deve-se ter um comprometimento com o treinamento, pelo menos, duas ou três vezes por semana. Uma criança ou adulto não pode aprender corretamente a arte sem prática coerente e diligente.

  1. Teve um dia difícil na escola?

  2. Tem muitas coisas em sua mente? Sem concentração?

  3. Sentindo-se deprimido, para baixo?

  4. Muito cansado?

  5. Muitas coisas para fazer?

Não vai ser fácil! Haverá tempos que você não vai querer treinar: mas você deve ser capaz de ir além, enfrentar seu  compromisso. Persistência e responsabilidade são pontos do mesmo processo de aprendizado.

Para atingir essa condição de ser, no qual filosofia, técnica, atitude e espírito se mesclam, requer prática consistente e sincera. Não existem atalhos! Enfim, quando já não existir uma distinção entre o cotidiano e a prática do Aikido, nós verdadeiramente seguiremos o “caminho da harmonia”.

A Atitude e Pensamentos Positivos

Uma das primeiras coisas que você observa sobre uma pessoa é sua atitude. Sua atitude em relação à vida e às outras pessoas é uma das mais poderosas forças gerativas na terra. Se sua atitude e pensamentos são positivos, sua vida irá refletir resultados positivos.

Quando você vê uma pessoa que tem uma atitude correta, é comum dizer que sua energia é positiva. Atitude positiva produz entusiasmo, que por sua vez gera energia. Pensamento positivo ajuda a realizar objetivos de vida. Crença cria realidade. Você cria sua própria realidade.

Outra maneira de avaliar sua atitude é verificar como você lida com problemas. Todo mundo tem problemas, mas os problemas trabalhados com boa atitude, tornam-se desafios. Aceite os problemas e aprenda a superá-los para tornar-se mais forte. Quando você experimenta um revés, diga a si mesmo, “que não gosta do que aconteceu”, mas “irá fazer melhor a próxima vez.”

Nunca é demasiado tarde para mudar sua atitude. Quando você desiste e para no caminho, você perde o equilíbrio harmonioso da mente e do corpo; você começa a trabalhar contra seus próprios interesses.

A maioria das pessoas vive suas vidas como se tivesse todo o tempo do mundo. Pense sobre quanto tempo é desperdiçado em projetos que não são de valor. Você deve perceber que o que você faz afeta o universo como um todo.

Começar e terminar o dia sendo grato ãs oportunidades que você terá para aprender. Use o seu tempo e cada instante do seu dia como se fosse o último. Lembre-se disso constantemente, e você vai perceber que algumas coisas não são tão importantes.

A Calma e o Relaxamento

Constantemente treinamos Bokken (espada de madeira) com as crianças. A prática muitas vezes começa com um exercício em que a criança move a espada algumas vezes, diminuindo cada movimento pela metade, até que a espada mantém a quietude vibrante de um diapasão em repouso.

O Sensei, em seguida, testa a espada tocando a ponta da mesma para testar a resposta. Se o retorno da espada ao centro frontal é animado, descontraído e instantâneo, representa o movimento imperceptível na quietude conhecida como seishi ou calma viva.

No entanto, se o retorno da espada é lento ou duro, representa um estado fraco e vulnerável de teishi, ou calma morta. É preciso um olho excepcional para ser capaz de detectar a diferença entre os dois.

Enquanto o covarde se esconde atrás de uma máscara de bravata, a pessoa verdadeiramente “forte” pode aparecer muito relaxada para a situação. Ser calmo numa situação de crise, pode significar que você não compreendeu a gravidade da situação, ou pode significar que você teve algum treinamento excelente.

Tão semelhante é a aparência externa de calma viva e morta. Certamente, melhor do que aprender com a experiência em uma situação real, que pode ser fatal, é aprender no tatame. Temos a sorte de ter uma das melhores simulações que já foi inventadas, o teste de Ki, que distingue claramente entre seishi e teishi. Quanto mais experiência você tem com o teste de Ki, melhor você irá se tornar em ver, e aprender a ver a diferença.

A Concentração

O teste de Ki mostra resultados imediatos sobre coordenação mente e corpo, e dá a compreensão conceitual entre tensão e relaxamento.

Há muitos exemplos e analogias na natureza que demonstram como a aparente quietude oculta imperceptivelmente o rápido movimento. Um pião e uma hélice de helicóptero parecem estar em repouso, quando eles estão se movendo na velocidade máxima.

Nós não estamos sequer conscientes do giro da terra, e como rapidamente o sol se põe quando atinge o horizonte. O vento e água são algumas das mais poderosas forças da natureza, e muitas vezes esquecemos da sua existência mesmo rodeados por eles.

Sem qualquer ajuda externa você pode implementar e obter o mesmo efeito da espada calma, através do estudo e treino de Ki. Um teste de Ki mostrará imediatamente se você está relaxando, em um estado de calma viva ou morta.

Vida calma significa descansando com prontidão.

Se alguém de repente bater palmas como um sinal para levantar-se, e você estiver pronto, com a mente calma, você se moverá rapidamente e com entusiasmo.

Este é o mesmo estado de prontidão relaxada que você precisa estar para receber um ataque. É difícil manter-se calmo sem perder o poder, mas é igualmente difícil manter a calma em meio à atividade. O segredo para manter a calma em ação é reconhecer a diferença entre seishi e teishi

Calma pode ser praticada, mas tem de se tornar um hábito inconsciente se você quiser usá-la na vida diária. O treinamento de Ki leva a serenidade inconsciente, que libera sua mente consciente para se tornar ativo sem perder seus movimentos.

Uma metáfora comum para tranquilidade usada no Aikido é que “a superfície calma do lago reflete tanto a lua e o pássaro a voar”. Consciência clara é fundamental para as artes marciais. Calma revela a diferença entre seishi e teishi, entre bravura e bravatas, entre o que é real e o que é falso.

Tv Educativa no Shukikan Dojô

Confira a matéria  sobre AIKIDO KIDS no link abaixo.

Nossos Momentos

Confira aqui algumas fotos do AIKIDO KIDS.