Defesa Pessoal

A força do oponente a seu favor

Quem associa artes marciais a socos e chutes pode achar o aikido mais parecido com uma dança. Nas lutas, os praticantes giram pelo tatame em coreografias suaves e harmônicas, vestindo elegantes hakamas (roupa que parece uma saia). Mas o poder do aikido logo aparece: em meio à coreografia, um dos oponentes é atirado pelo ar ou imobilizado no chão.

A essência dessa arte consiste em dominar o adversário sem confrontá-lo.

Quem ataca espera que o outro reaja. Sem reação, a pessoa se desequilibra com a própria força. O aikido é baseado em movimentos circulares que desviam a força do golpe e desequilibram o agressor. Ao realizar o giro, o aikidoka ganha estabilidade e gera as forças que desequilibram o adversário.

O Aikido começa antes de um ataque físico seja lançado.

A teoria é incrível, e não é complexa.

Mas na prática, no entanto, especialmente em face de um ataque real, é mais difícil do que pode parecer para aplicar

Quando um ataque envolve um violento ataque de vários golpes, feito por uma pessoa treinada, aos olhos do iniciantes pode ser extremamente difícil de se “obter uma brecha” sobre o adversário, a fim de redirecionar ou reverter o ataque.

A mesma dificuldade também se aplica quando temos adversários “não qualificados” que não configuram um verdadeiro ataque, tentando displicentemente se agarrar, puxar, até mesmo morder.

Mas com o tempo e treinamento se percebe que o controle da situação começa antes, estabelecendo o nível de energia para reverter a energia do ataque  da maneira mais correta e harmoniosa, independente da situação.

Para isso, pode-se exigir uma entrada direta e contundente para assumir o controle, em vez de roubá-lo, juntamente com o uso da força para levar um adversário em um lance ao chão.

Cada situação é um novo momento, em todas elas treinamos nossa mente e nosso corpo seguindo princípios centrados em dirigir a energia e saber usá-la em qualquer aplicação, em qualquer situação, sem deixar sua mente parar ou congelar frente a agressão física ou emocional.

Para saber mais, entre em contato conosco.

AQUI