• Wilson Sagae

Maai

Atualizado: Fev 6

Tempo e distâncias perfeitos são necessários para uma boa técnica.




Vamos estudar o modo de entregar o braço para Katatedori; katate Kosadori; katate Ryotemochi; assim como em outras tantas técnicas.


Treine com seu parceiro o cumprimento de mão. Comecem distantes quatro passos e peça ao seu parceiro que venha cumprimentá-lo. Certifique-se que o tempo de pegada de mãos seja exato. Sem espera demasiada, sem demora demasiada.


Para verificar se o tempo de entrega e pegada é correto, basta estender a mão (estendendo Ki) e pedindo que seu parceiro o teste. Caso seu braço retroceda, é sinal de que seu Ki não está estendido, além de, eventualmente, ter entregado a mão atrasado.

Certifique-se que sua mão está alinhada com o antebraço; e ambos paralelos ao chão. Os dedos devem estar relaxados, mantendo o Ki estendido.


Tendo se certificado que encontrou o tempo correto e a distância certa, passe a pedir que seu parceiro o agarre pelo punho. Continue com os testes.


A seguir, aplique alguma técnica, como Onshin no Gyo ou TobiKomi.


Lembre-se que, quando você oferece sua mão em cumprimento, você fecha os dedos acomodando a mão do parceiro dentro da sua. É importante não cortar Ki nesse momento.


Vamos treinar para bem entender este aspecto fundamental de várias artes de Ki-Aikidô.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

A Vida de Tempu Nakamura (6)

Por Sawai Atsuhiro RETORNANDO AO JAPÃO Antes de voltar ao Japão, Saburo foi à terra, em Shangai, para uma troca de navios. Ali ele encontrou um de seus velhos amigos, o sr. Enza, embaixador japonês na

A Vida de Tempu Nakamura (5)

Depois de alguns dias, Saburou notou que era capaz de ouvir cigarras trinando, o som do vento tocando a folhagem, e mesmo o uivo de uma pantera e de um lobo no fundo da floresta. Feliz, ele contou tud