Buscar
  • Andrei Moscheto

A triste dor de mudar (mesmo que pra melhor)


Mudar não é fácil. Mudar de casa, de relacionamento, de hábitos alimentares, de vícios antigos e novos. Todos exigem de você algo que a gente não tem: a clareza de que mudar faz parte do ciclo da vida.


Claro, você SABE disso. Assim como você SABE que deveria ter hábitos melhores, ver menos o celular, comer um pouco menos, conversar mais com pessoas que ama, ler um livro de vez em quando, ter um tempo para abraçar, um contato com a natureza, escutar suas músicas favoritas e ouvir novas. Você SABE, mas isso não faz com que a ação seja menos penosa.


Hoje é um desses dias de mudança aqui em casa. Depois de 827 dias de aulas online o quarto que abrigou as aulas de Ki Aikido deixa de ser um dojô caseiro e volta a ser um quarto aqui de casa.


É uma sensação muito estranha, porque eu reconheço o quanto transformar este espaço numa sala de aula online fez bem pra mim, neste período de pandemia, e que agora é parte da reconstrução com o mundo sair deste ambiente e procurar um local para novas pontes. Eu sei que é uma mudança positiva. Eu sei que ela é necessária para que coisas novas surjam. Eu sei que ela seguiu o seu tempo. Eu sei.


Mas SABER não te libera de sentir saudades, de sentir falta, de chorar pelo que foi, pelo que poderia ter sido, pelo que seria, por todos os condicionais que se possa imaginar.


Não tenha dúvidas que o seu SABER, para mudanças positivas de vida, pode ter uma grande chance de estar certo. Só é necessário lembrar que SABER não afeta o sentir. Você está autorizada e autorizado a vivenciar essa dificuldade, saber que ela está lá e passar por essa barreira. Do outro lado te espera um novo você, que provavelmente vai continuar tendo dúvidas e tendo dificuldades de mudanças, o que faz parte dessa grande e deliciosa experiência chamada vida.


Muito grato por cada pessoa que esteve nesta longa jornada das aulas online. Saibam que todo o carinho e críticas ouvidas, ao longo desses 827 dias, fez muito bem a este sensei. Que nossos caminhos continuem a se cruzar de novas formas.


Andrei Moscheto

Professor online* de Ki Aikido do Instituto Shukikan

(agora presencial)

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo