Buscar
  • Victor Vaz

Acredite: o corpo aprende



Uma vez Andrei Sensei me contou uma história sobre aprender com o corpo. Hoje eu vim contar a minha.


Basicamente: quando comecei a fazer Aikido eu era a pessoa mais tensa do mundo. Sim, do mundo inteiro. Se não fossem meus maravilhosos 21 anos de vida, certeza que eu teria me machucado em algum movimento. No entanto, conforme fui praticando, os movimentos ficaram mais fluídos e, depois de muitos rolamentos com medo, eu já estava conseguindo cair no chão sem parecer aquelas pessoas que pulam chapadas na piscina e você consegue sentir a dor só de ver.

Ano passado, em novembro de 2021, depois de 5 anos de Aikido, decidi começar a fazer aulas de dança de sertanejo e forró. Logo na primeira aula havia uma mulher que também estava iniciando. Algum tempo depois, mais precisamente 3 meses desde o início das minhas aulas, encontro essa pessoa novamente e, conforme os pares vão trocando entre as pessoas, finalmente chega minha hora de dançar com ela, e hoje, depois de dançarmos, essa mesma mulher me diz “Nossa Victor, como você melhorou! Está dançando muito bem”.


Depois de um elogio sincero desses qualquer pessoa ficaria inspirada para um post no blog do Shukikan, qualquer pessoa do mundo inteiro. Então a moral da história é: aproveitem. Aproveitem tudo que o Aikido tem a oferecer, porque sem ele eu nunca teria pego os movimentos de dança tão rápido e estaria tão feliz com o meu desenvolvimento hoje. Tenho certeza de que há inúmeras outras melhoras que essa arte marcial trará para a sua vida. Para mim, agora, é essa facilidade de aprender com o corpo. A sua, obviamente, cabe a você descobrir.


Preciso nem falar que tem muito ponto um, peso embaixo e báscula de quadril, certo? Acho que isso conta como treinamento para a minha futura faixa preta. Melhor perguntar antes pro Sensei se posso trocar 400 cortes de bokken por 4 aulas de dança.


Victor Vaz

colaborador e futuro Sensei do Instituto Shukikan


Resposta de Andrei Sensei: Não, Victor, não dá pra trocar 400 cortes de bokken por 4 aulas de dança. Mas dá pra aproveitar os maravilhosos 21 anos para fazer ambos!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo