Buscar
  • Andrei Moscheto

Aniversário de Wilson Sagae


Hoje é o aniversário de Wilson Sagae sensei e celebramos esta data de maneira especial.


Afinal, foi graças a sua pedagogia, sua experiência e determinação em buscar respostas de saúde para corpo, sua empatia, seu conhecimento técnico baseado numa busca incessante pelos mais atuais métodos, que levaram esse Instituto a querer abrir suas portas, em 2013, e a manter suas portas abertas nos dias de hoje.


Num comentário bem pessoal: eu havia desistido de praticar artes marciais alguns anos antes de conhecer Sagae sensei. Achava que muitos professores que havia conhecido na busca por conhecimento técnico sempre acabavam descambando ou pra violência sem sentido, ou para um excesso de metáforas e aforismos que permitiam ao instrutor não precisar ensinar corretamente a parte técnica em si. Mas em Sagae sensei encontrei um professor que realmente deixava o caminho complexo mais claro, que propiciava técnicas que diferenciavam a demanda de corpos diferentes e que estava sempre pronto a buscar respostas as suas demandas.


Em professores que eu chamo de "metafóricos", a CULPA de não entender a técnica é da pessoa que estuda com ele.


Em professores que eu chamo de "empáticos", não há culpa - apenas uma jornada a ser singrada entre estudante e professor.


Obrigado Sagae sensei pelos ensinamentos técnicos, tão bem-vindos, mas especialmente por expandir a compreensão, já bastante presentes em pedagogos de prestígio como o próprio Paulo Freire, de que a empatia pelo bem estar do próximo é o melhor caminho para que qualquer pessoa possa expandir seu próprio universo.



texto de Andrei Moscheto

coordenador do Instituto Shukikan

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo