• Wilson Sagae

Aprenda os princípios de diferentes ângulos

por Shinichi Tohei - 17/08/2005


Eu toco piano.

Minha professora de piano é uma estudante de Koichi Tohei sensei e também uma famosa pianista no Japão. Por outro lado, eu não sou um brilhante estudante de piano :) De qualquer modo, o que ela me ensinou hoje é muito efetivo. Ela me levou a entender muitas coisas. Eu gostaria de dizer a vocês duas coisas que eu aprendi de minha professora de piano.



Uma é conhecer o estado de minha mente antes de começar a tocar piano. Assim, mesmo que eu toque piano do mesmo modo que normalmente, o som do piano muda em vista ao estado de minha mente. Sendo assim, antes de começar a tocar piano, eu checo o estado de minha mente e então eu começo a tocar. "A mente move o corpo". Então, o estado da mente é refletido no som do piano.

Eu aplico essa compreensão no Ki-Aikidô. mesmo quando eu aplico as artes de Ki-Aikidô do mesmo modo que o usual, a técnica será modificada pelo estado de minha mente. Sendo assim, antes de aplicar a técnica, eu checo o estado de minha mente e apenas então eu a executo. O estado da mente reflete-se em todas as técnicas. Eu pratico isso diligentemente. E depois que me dei conta disso, minhas técnicas de Ki-Aikidô ficaram completamente diferentes de antes.

Outra compreensão foi relaxar corretamente. Quando toco as teclas com relaxamento, o som do piano é claro e melhora a expressão. Quando eu toco as teclas com tensão excessiva ou perdendo Ki, o som do piano torna-se confuso. Quando eu toco piano em um concurso em uma sala ampla, os sons claros alcançam cada canto do local. Sons confusos não chegam tão longe.

Eu aplico isso no meu Ki-Aikidô, hoje. Quando eu faço as técnicas com relaxamento, há um ritmo natural e os movimentos parecem amplos. Quando faço as técnicas com força ou perdendo Ki, perde-se o ritmo e o movimento parece pequeno. Ki-Aikidô e piano são coisas diferentes mas eles têm muito em comum.

Perto de dez anos atrás, Tohei sensei estava sendo entevistado para um jornal de além mar. O jornalista perguntou a Tohei sensei porque ele estava permitindo que seu sucessor aprendesse piano. Tohei sensei apenas disse: "Para deixar que ele aperfeiçou sua unidade de mente e corpo". Você não consegue aperfeiçoar seu Ki-Aikidô apenas praticando os movimentos técnicos. Quando você domina a unidade de mente e corpo você pode fazer as técnicas. Aprender piano foi para entender a unidade de mente e corpo.

Tohei sensei me deixou aprender piano porque eu estava interessado em tocar piano. Então, se eu estivesse interessado em outra coisa, ele poderia ter me deixado aprender essa outra coisa. Por sorte, eu pude encontrar a melhor professora de piano. E, de um ângulo diferente, me foi ensinado a unidade de mente e corpo. Naquela época eu também aprendi Chadô (o caminho do chá) e Nihon-buyô (dança japonesa) além de Ki-Aikidô. E eu toquei bastante. Todas essas experiências tornaram-se o fundamento da minha unidade de mente e corpo.

Vamos estudar os princípios juntos.

0 visualização