• Wilson Sagae

Como estudar Ki

Para dominar um conhecimento, primeiro, você tem que copiar o que um bom modelo faz. Para copiar um bom modelo, é importante observá-lo cuidadosamente.

É necessário tomar notas e ouvir as explicações. Entretanto, o mais importante é observar cuidadosamente.

A pessoa que observa melhora rapidamente.

Há muita gente que começa coisas sem estudar o modelo completamente. Neste caso, não pode haver grande melhora.

Entretanto, aqui está o ponto importante:

Começamos através da observação da forma do modelo. Depois de compreendermos a forma, devemos ir além.

"A mente move o corpo". Portanto, não apenas a forma interessa, mas se você dominar o estado mental do modelo, será capaz de dominar a essência daquilo que o modelo mostra.

Por exemplo, digamos que você tenta dominar a respiração com Ki.

Primeiro, você aprende uma posição natural e como exalar naturalmente. Você observará e copiará o que o instrutor faz.

Depois de compreender a posição correta e como exalar, em seguida, é importante observar o estado mental do instrutor e o que ele pensa.

Para falar a verdade, tive dificuldade em respirar com Ki no começo. Mesmo que tentasse fazer o mesmo que o meu professor, tinha dificuldade em respirar.

Entretanto, um dia tive a chance de ser ensinado por Koichi Tohei Sensei diretamente. Naquele momento, eu fiquei interessado no que Tohei Sensei estava pensando enquanto ele fazia a respiração com Ki.

Percebi que Tohei Sensei não pensava "expire mais longamente", "expire bem" ou "pareça bem". "Sem pensar nada desnecessário, apenas faça a respiração com Ki com um sentimento de paz".

Desde que comecei a praticar dessa maneira tenho sido capaz de fazer a respiração com Ki bem confortavelmente.

Ainda estou em desenvolvimento, então é ainda muito cedo para dizer que domino a respiração com Ki. Porém, foi uma experiência preciosa para mim ter podido, ao menos, fazer a respiração com Ki confortavelmente, o que não fui capaz de fazer apenas copiando a forma ou o formato da respiração com Ki.

Para aqueles que estudam Ki-Aikido, Kiatsu etc é importante observar o estado mental, e não apenas observar a forma do movimento, ou ouvir a explanação.

Vamos praticar juntos.

(trad. Noemi Osna)

0 visualização