Rua Orestes Beltrami, 330 - Sala 9 I São Lourenço. Curitiba - PR

shukikan.dojo@gmail.com

  • Matheus Pangracio Italiano

Geração de Consciência Integral


A geração de consciência integral é levar a consciência para todas as áreas da vida. É gerar integralidade de consciência no sentido de que tudo que fazemos, todos os processos, toda as partes do processo necessitam de consciência.

Consciência nada mais é do que plena atenção. Plena atenção é estar engajado em corpo e mente com o que se está fazendo. É não ter conflito entre o que se realiza e o que se quer.

Muitas vezes o que acontece é que somos colocados em uma fase do processo a qual não desejamos realizar e nosso pensamento é sempre “oh não, não quero fazer isso” esse é um exemplo de conflito entre corpo e mente.

Cada estimulo externo nos gera uma sensação mental. Todos os estímulos corporais são sempre recebidos pelos 5 sentidos. Esses são agregados pelo 6 sentido que é a mente e ali se cria uma sensação mental, ou, uma imagem mental. Com a criação dessa imagem mental existe uma reação involuntária.

Na verdade essa involuntariedade foi construída pelas impressões mentais. Essas impressões mentais foram geradas pelo banco de dados das diferente memórias que nos ajudam a sobreviver, os atos involuntários, atos reflexos, ajudaram em nossa evolução, porém isso não nos diferencia dos potenciais encontrados nos animais, o ser humano pode perceber estes estágio onde percebe que existe essa dicotomia entre mente e corpo, onde existe esse ato reflexo e ele pode interferir, é ai que reside a importância da sabedoria.

A sabedoria faz com que entendamos que a mente é quem guia o corpo, a mente é quem é mais sutil que a matéria corporal e é ela quem faz a imagem mental e quem cria a reação. Quando nos deparamos em uma situação na qual existe um conflito corpo e mente, aplicamos essa sabedoria e ao invés de ir diretamente para a reação, refletimos sobre a situação.

Nas situações temos 3 opções, opção de mudar o que estamos fazendo, a opção de aceitar a situação e a opção de negar a situação.

Dessa forma aplicamos na situação fatídica a opção que mais se encaixa, a opção que a mente quer, se não for possível a opção que a mente quer e o corpo tem que realizar, ao invés de brigar com a realidade entendemos pela reflexão o que é mais benéfico para nós mesmos e para os demais em determinada situação, desta forma aplicamos a sabedoria por meio da reflexão tornando cada situação mais consciente e mais fluida.

11 visualizações