Buscar
  • Andrei Moscheto

Ninguém realmente gosta de surpresas

Numa das palestras online do TED Talks, lá em 2006 (quando elas eram poucas), eu assisti Tony Robbins perguntando para a plateia: vocês gostam de surpresas?


Se você não conhece, Robbins é um dos mais famosos coaches do mundo. Eu realmente não sei se seus ensinamentos podem alterar magicamente a vida das pessoas, mas desde que vi aquela palestra eu sei que ele entende como seduzir uma plateia. Sua maneira de caminhar no palco, perguntas que provocam interação em momentos específicos, o cara é um habilidoso mestre de cerimônias.


Em certo momento, ele pergunta para a plateia: vocês gostam de surpresas? E a plateia, super feliz grita “SIM”, igualzinho aquelas pessoas na cabine do programa do Silvio Santos trocando um carro por uma coleção de potes de margarina vazios.


Você gosta de surpresas?


Se você disse “SIM”, você provavelmente está pensando em festas surpresas, ligações de amigos que você não via a muito tempo, um presente inesperado, uma declaração de amor. Você está pensando em boas surpresas, mas o adjetivo não está necessariamente ligado ao fenômeno. Você está se esquecendo da surpresa de quando um parente se esquece do seu aniversário, quando alguém de quem você não gosta resolve te chamar pra conversar, de quando aparece uma multa pelos correios. Tudo isso também é surpresa e essa é a pegadinha que Tony Robbins usa no palco e, assim, ele surpreende sua plateia.


Nessas últimas semanas, eu tive boas surpresas. Tanto Sagae sensei quanto vários das nossas alunas receberam a primeira dose da vacina contra COVID-19 e estão mais protegidos contra essa pandemia. Tivemos relatos muito legais de alunos que estão se beneficiando das aulas e contam pra nós sobre isso de maneira carinhosa.


Mas aí chegam as surpresas chatas. Amanhã, dia 22 de junho, tanto eu quanto Sagae não poderemos dar nossas aulas abertas no YouTube devido a compromissos de última hora que não podem ser adiados. Não gostamos de deixar vocês sem novas aulas, mas infelizmente ambos foram surpreendidos de última hora.


Quinta, sem surpresas, estaremos de volta com a nossa programação normal.


Um grande abraço


Andrei Moscheto

Coordenador do Instituto Shukikan



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo