Pra quê fui aprender a embaralhar cartas?

Comprei um deck de cartas há uns meses, caminhando por um shopping de Curitiba. Entrei, vi as cartas, comprei. O intuito é bem simples: aprender um pouco de prestidigitação simplesmente para aumentar a consciência dos dedos, da mão, etc. O baralho fica em casa e fica me lembrando do desafio. Vejo vídeos no YouTube, tento aprender. Só isso.

E o que é que tem isso? Por que você está lendo sobre isso num post dedicado regularmente a falar sobre Ki Aikido e coisas assim?

Eu vi uma chamada pra um programa de tevê (nunca vi o programa em si, confesso) de um professor, acho que era personal trainer, que decidiu engordar para conseguir entender a preguiça de seus alunos e quão duro era o processo de perda de peso. Me pareceu um pouco suicida demais colocar seu corpo numa situação proposital de falta de saúde para entender o que se passava com o outro - na minha profissão (sou ator), há histórias bizarras sobre o que algum ator/atriz fez para compreender seu personagem. Mas o sentimento soou razoável: como continuar a lembrar, todos os dias, que o processo invisível da aprendizagem é duro e diferente pra todos

Enquanto professor de Ki Aikido há alguns anos sempre fui capaz de manter a minha empatia pelos alunos em seu processo de aprendizado. Cada um tem seu tempo, cada um tem seu processo. Mas eu sempre temi virar o professor que faz careta irônica quando o aluno falha, o professor que faz aquele rosto "como é que você não está conseguindo fazer algo tão óbvio de fácil".

Respondendo ao título: fui aprender a embaralhar cartas para me colocar, novamente, na posição de aluno que precisa tatear nos movimentos que os professores chamam de "mais simples" e eu fico derrubando cartas no chão. Humildemente ajunto as cartas e começo de novo.

Não, não vou fazer show de mágica. Não vou levar o baralho comigo e te mostrar o que estou fazendo. A única coisa que espero ganhar deste exercício é a compaixão de poder ajudar meus alunos no tatame a baixar, recolher todas as cartas e começar de novo.


PS - Se alguém do Shukikan for bom nisso e quiser me mostrar um desses truques de carta ao vivo eu vou adorar! :)

0 visualização