Princípios de Ki

Desenvolvimento de Ki

Explicando o KI

Ki é a energia universal, capaz de contração e expansão infinita. Ele pode ser dirigido mas não contido pela mente. Os princípios básicos do Ki revelam uma forma de trazer à luz naturalmente pontos fortes e habilidades ocultas. Se você aprender o conceito de Ki no cotidiano, você, por sua vez irá desenvolver práticas e criativas novas aplicações destes princípios nas áreas de sua própria experiência.

Exercícios de relaxamento, respiração, métodos, meditação, terapia Kiatsu, bokken (espada de madeira) e jo (bastão de madeira) são estudados e treinados pelos princípios mestres do Ki. O desenvolvimento e a compreensão de Ki é um componente integral do Aikido.

Quatro princípios para Unificação mente e corpo:

 

Concentrar no ponto um.

Relaxe completamente.

Mantenha o peso embaixo.

Espandir Ki

 

 

Aikido é uma arte de movimento. A capacidade de mover graciosamente em resposta ao ataque e um Uke é parte integrante de executar todas as técnicas de Aikido. Tendo este objetivo em mente, é, portanto, benéfico realizar exercícios que desenvolvem no corpo  capacidade para mover-se de forma coordenada e centrada.

Como exemplo, uma das atividades, que podem ser utilizadas para desenvolver o sentido de movimento unificado, seria explicar em partes o funakogi, ou remar o “barco”. Permaneça no shomem-hanmi com o pé esquerdo para a frente, coloque as mãos nas laterais dos quadris, palmas das mãos voltadas para a parte traseira, com os dedos relaxados em um círculo. Seu polegar deve ser tocar levemente o dedo indicador. Imagine que você está segurando os remos de um barco nas suas mãos em concha.

Os movimentos começam empurrando os quadris para frente, e com parte superior do corpo mantendo uma posição basicamente vertical, até que o joelho dianteiro esteja sobre a parte superior do pé, mas não passando o pé. Como o movimento dos quadris terminar, surge o impulso de ambas as mãos saindo dos quadris como se você estivesse  empurrando os remos a frente. Os braços devem ser ligeiramente curvados no final desta proposta e ainda relaxados.

Após a conclusão do movimento para a frente, traga os quadris para trás da mesma maneira até que o retorne para a posição inicial. Como eles perto do fim do movimento, as mãos são puxadas para trás juntas, como se puxando os remos. .

Rolar para a frente e para trás de uma posição sentada também é uma boa atividade de desenvolvimento de Ki. Começar a a rolar para trás soltando suavemente os quadris, voltando de um ponto. Quando você avançar novamente, estenda sua mente, a frente imaginando um poste. Uma vez que você alcançe uma sensação de equilíbrio no rolamento básico, você pode passar a rolar para trás, vir para a frente e levantar-se.

Se você sabe como é natural avançar uma perna a frente, estender sua mente, ao se encaminhar para comprimentar a mão de alguém estendida para você. Você achará surpreendentemente fácil se defender. Se você tentar o mesmo exercício sem estender sua mente, você vai achar algumas dificuldades.

Nota para iniciantes

Em primeiro lugar, deixe-se relaxar e de tempo ao tempo. É normal ficar nervoso. Todo mundo que você vê no dojo passou por exatamente a mesma coisa. Para todos – mesmo o sensei – houve um dia quando eles primeiramente pisaram no tatame como um novato.

A regra fundamental de formação em Aikido é ter respeito e cortesia para as outras pessoas no dojo. Respeito e cortesia são dadas não só para os instrutores e idosos, mas também para todos os outros estudantes e visitantes no o dojo.

Uma atmosfera de cooperação – sem concorrência – é um convite para podermos cooperar no sentido de que todos nós estamos aqui para ajudar uns aos outros a aprender. Isso não significa que você deve ensinar a outra pessoa como ele deva ser, ou como alguns tem que pensar. Isso significa que podemos aprender a treinar em conjunto. Isso é necessário porque as técnicas de Aikido são perigosas. Ferimentos graves podem ocorrer para si mesmo, seu parceiro ou outros, se sobre  o tatame, ou fora dele, você é desatento ou não cuidadoso.

Um verdadeiro Aikidoka (estudantes de Aikido) não desejam fazer mal a ninguém e preferem uma solução pacífica para qualquer conflito. Portanto, competências desenvolvidas na detecção de problemas e como evita-las, têm preferência sobre a opção de usar as habilidades de artes marciais que tem desenvolvido. Sensibilidade às situações e confiar no instinto e intuição, tornar o Aikdoka melhor para usar suas ferramentas pessoais. Estas qualidades são polidas no tatame de toda vez que você começa a treinar com o seu parceiro. Em outras palavras, quando você estiver em formação, prátique não só a técnica que é demonstrada, mas também a arte de detectar em seu parceiro “O Estado da sua mente e do seu ser”.

Nossos Princípios

  • Cinco princípios para a aprendizagem do Ki

    Cinco princípios para a aprendizagem do Ki:

    1. Ser flexível e ter a mente aberta.

    2. Nunca cansar de estudar e repetir os fundamentos.

    3. Ser inventivo ao aplicar Ki em sua vida diária.

    4. Mude sua mente subconsciente.

    5. Aprenda bem o suficiente para ensinar aos outros

  • Princípios de Tohei Sensei

    21 Princípios de Tohei Sensei

    1. Lema

     

    Tenhamos um espírito universal, que ama e protege toda a criação e ajuda todas as coisas a crescer e desenvolver.

    Unificar mente e corpo e nos tornar Um com o universo é o propósito final de nosso treinamento

    QUATRO GRANDES PRINCÍPIOS PARA UNIFICAR MENTE E CORPO

    1. Concentrar no ponto um

    2. Relaxar completamente

    3. Manter o peso embaixo

    4. Espandir Ki

    2. O valor da nossa existência

     

    Nossas vidas são nascidas do Ki do universo. De graças por ter nascido não como plantas e animais, mas como senhores da criação. Vamos nos comprometer a cumprir nossas missões, ajudando a orientar o desenvolvimento e a criação do universo.

    3. A forma de União com Ki

     

    O universo absoluto é um. Nós chamamos este de Ki. Nossa vida e corpo nascem do Ki do universo. Vamos estudar cuidadosamente os princípios do universo e praticá-los. Nós somos um com o universo.

    Não há nenhuma necessidade para desapontamentos, não há necessidade de temer. O caminho que seguimos é a forma do universo, que não pode dificultar, nem ter nenhuma dificuldade, nem dificuldades. Deixe-nos ter a coragem de dizer com Confúcio, “se eu tenho a consciência tranquila e um espírito calmo, me atrevo a enfrentar um inimigo de dez mil homens.”

    4. Unificação da mente e do corpo

     

    Corpo e mente foram originalmente um.

    Não ache que o poder que você tem é apenas a energia que você normalmente usa e que você tem pouca força. O poder que você normalmente usa é como o segmento pequeno e visível de um iceberg.

    Quando unificar a nossa mente e corpo e tornar-se um com o universo, podemos usar o grande poder que naturalmente é nosso.

    5. O ponto Um no abdômen inferior

    O universo é um círculo com um raio ilimitado. Isto condensado torna-se um ponto no abdômen inferior que é o centro do universo. Vamos concentrar nossa mente neste ponto um e tornar-se um com ele e enviar constantemente nosso Ki para o universo.

    6. Relaxamento

    Estamos acostumados a ter problemas como nervosismo desnecessario. Nervosismo faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, tornando difícil para as impurezas deixarem o corpo e assim ficarmos suscetível a muitas doenças. Relaxamento é verdadeiramente um elixir da vida. Vamos espalhe o verdadeiro método de relaxamento que permite-nos cumprir cada dia com um espírito semelhante ao de uma brisa suave de primavera.

    Se podemos praticar isso, nós nunca precisamos ficar nervosos ou eufóricos nos nossos assuntos diários.

    7. Vida calma

    O peso dos objetos é sempre, naturalmente, na parte de baixo. Portanto a expressão física da vida calma é que o peso de cada parte do nosso corpo também é inferior.

    Como a calma, a superfície da água, reflete a Lua e um pássaro voando, verdadeira vida calma é a condição de nossa mente que reflete todas as coisas claramente. Este é homem em seu estado original e natural de ser. Compreendendo estes princípios, nós podemos adquirir verdadeira vida calma.

    8. Além de vida

    O universo absoluto é um. Então apareceram duas forças opostas, e nasceu o mundo relativo.

    No Oriente este dualismo é chamado Yin e Yang, no Ocidente adição e subtração. Uma vida feliz brilhante é chamada de mais vida e um sombrio escuro é chamado menos.

    Vamos eliminar todo pensamento negativo e lutar por mais vida daqui em diante.

    9. O subconsciente

    A mente subconsciente age como um armazém de conhecimentos e experiências passadas. São materiais armazenados sob a forma de mente subconsciente da mente consciente.

    Doravante vamos colocar menos material para o subconsciente. Deixe-se sempre estender Ki e viver nossas vidas com uma atitude positiva.

    10. O princípio da não insurreição

    Não há nenhum conflito no universo absoluto, mas há conflitos no mundo relativo.

    Se nós unificarmos a nossa mente e corpo, tornando-se um com o universo e a prática de seus princípios, outros nos seguirão com prazer. Não diga que se trata de um mundo onde nós devemos lutar para viver a cada dia. O verdadeiro caminho para o sucesso é exatamente o mesmo que o princípio da não insurreição, e que é o caminho para a paz.

    11. A essência do Ki

    Vamos começar com o número um na contagem de todas as coisas. É impossível que este nunca possa ser reduzido a zero. Porque apenas como algo não pode ser feito a partir do nada, um não pode ser feito de zero.

    Ki é como o número um. Ki é formado de partículas infinitamente pequenas, menores que um átomo. O Ki Universal condensado torna-se um indivíduo, que, por sua vez condensado torna-se a um ponto no abdômen inferior, que, por sua vez infinitamente condensado nunca se torna zero, mas torna-se um com o universo. Assim, podemos entender a essência do Ki.

    12. Os exercícios de desenvolvimento de Ki

    É mais fácil de coordenar a mente e o corpo quando estamos sentados ou ainda de pé do que quando em movimento. Mas a verdadeira Unificação significa manter a coordenação da mente e do corpo, mesmo quando estamos nos movendo.

    Os exercícios de desenvolvimento de Ki é para sempre manter a Unificação da mente e do corpo em nossa vida diária. Aplicando-lhes a nossa vida, podemos executar o melhor da nossa capacidade em todas as circunstâncias.

    13. A unidade da calma e da ação

    Assim como um tufão que gira violentamente e rapidamente até tornar-se constante, o movimento mais rápido resulta em calma. Como o olho do tufão que é sempre calmo e pacífico, mas seu interior tem grande força de ação. Calma e ação são exatamente um.

    Apenas quando mantemos um ponto e unificamos a nossa mente e corpo, podemos encontrar tempo livre mesmo quando ocupado. Mantenha uma mente calma e você será capaz de realizar o melhor da sua capacidade, mesmo em caso de emergência ou quando confrontados com tarefas importantes.

    14. Fudoshin

    Fudoshin verdadeiro não é um Estado de espírito rígido, imóvel, mas a condição de estabilidade que vem com o movimento mais rápido. Em outras palavras, é como a estabilidade de um pião, o estado de perfeita estabilidade física e espiritual surge do movimento que continua infinitamente e é tão infinitamente rápido que é imperceptível.

    Este movimento é condensado em um ponto no abdômen inferior. Colocando tudo em um ponto, podemos experimentar fudoshin e não perder nossa estabilidade não importa o que aconteça.

    15. O Ki no método de respiração

    Expire para que sua respiração infinitamente viaje para o fim do universo; Respire para que sua respiração atingir seu  ponto um e continua infinitamente lá. Os métodos de respiração Ki são uma importante forma de unificar mente e corpo.

    À noite quando tudo está bastante calmo, faça isso sozinho, e você vai sentir que você é o universo e que o universo é você. Ela vai levar você para o êxtase supremo de ser um com o universo. Neste momento o poder de vida que é legitimamente seu é totalmente ativado.

    16. Kiatsuho – Pressionar com Ki

    Aprendemos a coordenação do corpo e mente com o Ki e métodos de respiração. Por conseguinte, nós podemos trazer o Ki do universo em nossos corpos a qualquer momento. Quando uma bomba de água esta seca, a água não poder fluir do poço até através da bomba. Para iniciar este fluxo novamente devemos pôr alguma água de volta para a bomba. Da mesma forma, Ki não flui fortemente em uma pessoa que sofre de doença ou infortúnio. Ao praticar kiatsuho colocamos Ki de volta para estas pessoas, estimulando o seu próprio fluxo de Ki e dando um novo começo para a felicidade.

    17. Reiseishin

    Homem é abençoado com um espírito, que é um com o espírito do universo. Este espírito é chamado reiseishin.

    A Lua é claramente reflectida na água quando a água está calma. Assim mesmo, quando nosso corpo e mente são unificados e calmos, nossa reiseishin manifesta-se completamente. Uma vez que isso acontece, todo sofrimento e maus desejos são afastados e o Espírito Universal do amor e proteção para tudo surge em nós.

    Vamos nos esforçar para perceber nosso reiseishin.

    18. A mente que procura a verdade

    Nós invocamos a mente que quer trilhar o caminho do universo e colocar em prática a mente que busca a verdade.

    Ser só inteligente, é ser como um cão ou um macaco, porque eles não podem perceber a mente Universal. Somente os seres humanos têm o privilégio e a capacidade de realizá-lo. Se você tem a mente que busca a verdade, você está feliz, porque esta é a prova que você é um ser humano real.

    19. Força de vontade

    Um velho ditado Oriental nos diz, “quando a nossa força de vontade é concentrada sobre uma pedra, ela pode passar por ela. Quando nossa força de vontade é focada e em harmonia com o universo, ela pode comandar o vento, a chuva e o trovão”. Mas de onde é nossa força de vontade que vem? Aqueles que entendem e responder a essa pergunta são aqueles que realizar tarefas importantes.

    Quando podemos coordenar a mente e o corpo, acalmar as ondas da nossa mente para imperceptíveis, diminuindo infinitamente ondulações, nós podemos enviar adiante nossa grande força de vontade que move o universo.

    20. Intoku – bom feito em segredo

    Assim como o número um nunca pode ser reduzido a zero, uma vez que podemos agir ou falar, nossa ação ou discurso  nunca é completamente apagado.

    Um velho ditado Oriental nos diz, “semear bem, e a colheita será boa. Semear mal e colherá mal”. Temos de compreender que tudo o que fazemos volta para nós mesmos.

    Por conseguinte, antes de desejar a nossa própria felicidade e bem-estar dos animais e dos nossos filhos, devemos fazer o bem em segredo. Fazer o bem segredo significa agir sem buscar atenção e elogios, agir sem qualquer esperança de recompensa. Isso é chamado de intoku.

    Entre as várias maneiras de praticar intoku, é andar de acordo com a forma do universo e levar para adiante durante o longo trajeto, são o melhor.

    21. Setsudo – ensino da forma do universo

    Homens egoístas nunca compreenderam e trilharam a forma do universo no passado. Portanto, quando percebemos os princípios e a forma do universo, o Universo nos dá a responsabilidade de se espalhar para o mundo.

    Não ache que você não possa ajudar outro homem. O que você aprende hoje, você pode ensinar outro no dia seguinte. O mundo está cheio de pessoas que perderam a forma do universo e sofrem de doença mental. Deixe-nos fazer o nosso melhor para explicar-lhes os princípios corretos do universo.

  • Princípios da Unificação Mente e Corpo

    Os quatro maiores princípios para unificar mente e corpo

    Assim como os “quatro princípais princípios para Unificação mente e corpo”, há uma série de outros conjuntos de princípios destinados a ajudá-lo na sua formação e desenvolvimento de Ki. Normalmente, cada conjunto contém cinco princípios relativos a um tema específico ou área de prática.

    Muitas vezes você pode achar que um dos princípios é mais relevante para você ou mais fácil para você entender e aplicar em um determinado momento. Isto é como deveria ser, mas para nós todos são especiais.

    1. Concentrar no ponto um

    2. Relaxar completamente

    3. Manter o peso embaixo

    4. Espandir Ki

    Os quatros maiores princípios, explicados em detalhes

    Cinco princípios para Concentrar no ponto um

    1. Concentre no um ponto um no centro do abdômen inferior, onde você não pode colocar tensão.

    2. Deixe seu peso cair sobre seu ponto um, não nas suas pernas ou pés.

    3. Sua respiração deve ser calma e sutil.

    4. Você pode aceitar tudo o que acontece sem perder sua postura.

    5. Portanto você pode fazer o seu melhor em qualquer momento.

    Cinco princípios para Relaxar completamente

    1. Cada parte do seu corpo se fixa na sua posição mais natural.

    2. Você relaxa positivamente, sem recolhimento, sem perder o poder.

    3. Seu senso de presença faz você parecer maior do que você realmente é.

    4. Você é forte o suficiente para se manter relaxado.

    5. Assim, você tem uma atitude não agressiva.

    Cinco princípios para Manter o peso embaixo

    1. Manter a postura mais confortável.

    2. Seu corpo deve expandir em todas as direções, como a luz.

    3. Seu Ki está totalmente estendido.

    4. Você é flexível e pode se adaptar à evolução das circunstâncias.

    5. Portanto você percebe tudo claramente.

    Cinco princípios para Espandir Ki

    1. Você não é excessivamente consciente de seu corpo.

    2. Você faz pleno uso da força centrífuga em seus movimentos.

    3. Você tem olhos suaves e esta sempre pronto.

    4. Mostra compostura na sua postura.

    5. Assim, você é brilhante e descontraído.

  • Princípios de Ki Aikido

    Cinco princípios para Aikido

    1. Mantenha o Ki estendido.

    2. Conheça a mente do seu oponente.

    3. Respeite o Ki do seu oponente.

    4. Ponha-se no lugar de seu oponente.

    5. Lidere e conduza com confiança.

    Cinco princípios para o treinamento com o Bokken (espada de madeira)

    1. Segure o bokken levemente.

    2. A ponta do bokken deve ser calma e estável.

    3. Faça uso do peso do bokken.

    4. Não diminua seu Ki.

    5. Corte primeiro com a mente.

    Cinco princípios para o treinamento com o Jo (bastão de madeira)

    1. Segure o jo levemente.

    2. Controle o jo com a mão traseira.

    3. Manipule o jo livremente.

    4. Ao alterar a posição do jo, um lado deve ter sempre esperar.(para treino em duplas)

    5. A linha traçada pela jo nunca é quebrada.

  • Princípio de Kiatsu

    Princípios da terapia de Kiatsu e da saúde

    Cinco princípios para a terapia de Kiatsu:

    1. Estenda Ki do ponto um no abdômen inferior.

    2. Não deixe que tensão se acumule no corpo.

    3. Pressione perpendicularmente em relação ao centro do músculo, sem forçar.

    4. Concentrar Ki continuamente e com precisão na ponta dos dedos.

    5. Concentrar-se sobre as linhas, em vez dos pontos.

    Cinco princípios para dormir profundamente:

    1. Sempre unificar mente e corpo, antes de ir dormir.

    2. Acredite que a mente controla o corpo.

    3. Com calma, acalme seus pensamentos antes de ir para a cama.

    4. Mantenha a cabeça fria e pés quentes.

    5. Use sua mente para direcionar o sangue para os pés.